¿Terão certos teónimos paleo-hispânicos sido alvo de interpretações (pseudo-)etimológicas durante a romanidade passíveis de se reflectirem nos respectivos cultos?

  • José  Cardim Ribeiro Universidade de Lisboa

Resumen

“Aquele que conhece os nomes, conhece também as coisas” (Plat., Crat., 435d). Este pressuposto ‘cratilista’ está subjacente ao pensamento órfico e, mais tarde, afecta igualmente a filosofia estóica. A diferença fundamental reside no facto do Pórtico recusar confundir ontologicamente o ser do nome com o ser da coisa nomeada, postulando antes que o nome se restringe a espelhar a essência daquilo que designa.  Quer o Orfismo quer, principalmente, o Estoicismo acabam por  desempenhar um papel relevante na formação intelectual das elites romanas. Supomos pois pertinente questionarmo-nos acerca da possível existência de uma vertente ‘cratilista’ nos processos de interpretatio praticados, em certas circunstâncias, por indivíduos dessas elites quanto aos deuses indígenas cultuados nas províncias ocidentais, ora integrados no extenso e aberto panteão da Romanidade. Como “case study” desenvolveremos o exemplo de Endovellicus/Endovollicus.

Biografía del autor/a

José  Cardim Ribeiro, Universidade de Lisboa

 

 

 

Citas

Abad 1982: L. Abad, La Pintura Romana en España, Sevilla 1989.
Abascal e Ramallo 1997: J. M. Abascal e S. F. Ramallo, La Ciudad de Carthago Nova, 3: La Documentación Epigráfica, Murcia 1997.
Adams 2005: J. N. Adams, Bilingualism and the Latin Language, Cambridge 20052.
Altieri 2000: J. Altieri “Las pinturas báquicas de la Casa del Mitreo: iconografía”, Mérida. Excavaciones Arqueológicas 6, 2000, 341-359.
Alvar 1981: J. Alvar: “El culto de Mitra en Hispânia”, in: Paganismo y Cristianismo en Occidente del Imperio Romano, Oviedo 1981, 51-72.
Álvarez 1988: J. M. Álvarez, “El mosaico de los Siete Sabios hallado en Mérida”, Anas 1, 1988, 99-120.
Álvarez 1994: J. M. Álvarez, “Nuevos documentos sobre la iconografía de Orfeo en la musivaria Hispano Romana”, in: Fifth International Colloquium on Ancient Mosaic, Bath 1994, 211-227.
Álvarez 1994a: J. M. Álvarez, “El mosaico de Orfeo de Santa Marta de los Barros: algunas observaciones”, Revista de Estudios Extremeños 50.1, 1994, 205-216.
Álvarez 2002: J. M. Álvarez, “O mosaico cósmico de Mérida”, in: Religiões da Lusitânia. Loquuntur Saxa, Lisboa 2002, 293-296.
Arce 1996: J. Arce, “El mosaico cosmológico de Augusta Emerita y las Dionisyaca de Nono de Panopolis”, in: El Mosaico Cosmológico de Mérida, Mérida 1996, 93-115.
Asmis 1989: E. Asmis, “The Stoicism of Marcus Aurelius”, ANRW II, 36.3, Berlin-New York 1989, 2228-2252.
Bailly 1963: A. Bailly, Dictionnaire Grec-Français, ed. rev. por L. Sécham e P. Chantraine, Paris 196326.
Barney 2001: R. Barney, Names and Nature in Plato’s Cratylus, New York-London 2001.
Barrientos 2001: T. Barrientos, “Nuevos datos para el estudio de las religiones orientales en Occidente: un espacio de culto mitraico en la zona Sur de Mérida”, Mérida. Excavaciones Arqueológicas 5, Mérida 2001, 357-381.
Belayche 2005: N. Belayche, “Penser et écrire le nom. Introduction”, in Nommer les Dieux. Théonymes, Épithètes, Épiclèses dans l’Antiquité, Rennes-Turnhout 2005, 17-19.
Bendala 1981: M. Bendala, “Las religiones mistéricas en la España Romana”, in: La Religión Romana en Hispania, Madrid 1981, 283-299.
Bendala 1982: M. Bendala, “Reflexiones sobre la iconografía mitraica de Mérida”, in: Homenage a Saenz de Buruaga, Madrid 1982, 99-109.
Bernabé 1992: A. Bernabé, “Una forma embrionaria de reflexión sobre el lenguaje: la etimología de nombres divinos de los órficos”, Revista Española de Lingüística 22, 1992, 25-54.
Bernabé 1999: A. Bernabé, “La Teogonía Órfica del Papiro de Derveni”, Arys 2, 1999, 301-338.
Bernal 1994: D. Bernal, “Iconografía dionisíaca en lucernas de la Hispania romana”, CuPAUAM 21, 1994, 117-158.
Blázquez 1986: J. M. Blázquez, “Cosmología mitraica en un mosaico de Augusta Emerita”, AEspA 59, 1986, 89-100.
Bonnaud 2002: Ch. Bonnaud, “Les divinités indigènes de Vettonnie sous le Haut-Empire romain: essai d’inventaire et interprétation”, Conimbriga 41, 2002, 63-103.
Boyancé 1975: P. Boyancé, “Étymologie et théologie chez Varron”, REL 53, 1975, 99-115.
Brisson 1990: L. Brisson, “Orphée et l’Orphisme à l’époque impériale. Témoignages et interprétations philosophiques, de Plutarque à Jamblique”, ANRW II, 36.4, Berlin-New York 1990, 2869-2931.
Buck 1965: C. D. Buck, A Dictionary of Selected Synonyms in the Principal Indo-European Languages. A Contribution to the History of Ideas, Chicago-London 19652.
Caetano, António e Morão n.p.: M. T. Caetano, J. António e C. Morão, “Notice: Mosaic of the ‘house of Medusa’ (Portugal, Alter do Chão)”, in: XI International AIEMA Mosaic Symposium, Burça, no prelo.
Cambell 1968: L. A. Cambell, Mithraic Iconography and Ideology, Leiden 1968.
Cardim 2000: J. Cardim Ribeiro, “Antroponímia e helenização cultural na Hispânia romana”, in: Homenagem a Mário Gomes Marques, Sintra 2000, 419-454.
Cardim 2002: J. Cardim Ribeiro, “Endovellicus”, in: Religiões da Lusitânia. Loquuntur Saxa, Lisboa 2002, 79-90.
Cardim 2002a: J. Cardim Ribeiro (ed.), Religiões da Lusitânia. Loquuntur Saxa, Lisboa 2002.
Cardim 2005: J. Cardim Ribeiro, “O Deus Sanctus Endovellicus durante a Romanidade: ¿Uma interpretatio local de Faunus/Silvanus?”, in: F. Beltrán, C. Jordán y J. Velaza (eds.), Acta Palaeohispanica IX (= PalHisp 5), Zaragoza 2005, Zaragoza 2005, 721-766.
Casadesús 2000: F. Casadesús, “Nueva interpretación del Crátilo platónico a partir de las aportaciones del Papiro de Derveni”, Em 68.1, 2000, 53-71.
Cassirer 1973: E. Cassirer, Langage et Mythe. À Propos des Noms de Dieux, Paris 1973 [ed. original, 1953, Sprache und Mythos, Yale].
Chantraine 1968: P. Chantraine, Dictionnaire Étymologique de la Langue Grecque. Histoire des Mots, Paris 1968.
Criscuolo 2005: U. Criscuolo, “Proclus et les noms des dieux: à propos du Commentaire au Cratyle”, in: Nommer les Dieux. Théonymes, Épithètes, Épiclèses dans l’Antiquité, Rennes-Turnhout 2005, 57-68.
Decharme 1904: P. Decharme, La Critique des Traditions Religieuses Chez les Grecs des Origines au Temps de Plutarque, Paris 1904.
Delamarre 2001: X. Delamarre, Dictionnaire de la Langue Gauloise, Paris 2001.
Dias e Coelho 1995-97: M. M. A. Dias e L. Coelho, “Endovélico: caracterização social da romanidade dos cultuantes e do seu santuário (São Miguel da Mota, Terena, Alandroal)”, O Arqueólogo Português 13/15, 1995-97, 233-265.
Encarnação 1986: J. d’ Encarnão, “Inscrições romanas do Conventus Pacensis. Aditamento”, Trabalhos de Arqueologia do Sul, I, Évora 1986, 99-109.
Encarnação 2005: J. d’ Encarnão, “Les noms des dieux dans l’Hispania pré-romaine”, in: Nommer les Dieux. Théonymes, Épithètes, Épiclèses dans l’Antiquité, Rennes-Turnhout 2005, 413-422.
Ernout e Meillet 1985: A. Ernout e A. Meillet, Dictionnaire Étymologique de la Langue Latine. Histoire des Mots, ed. aum. e corr. por J. André, Paris 19854.
Fernández-Galiano 1996: D. Fernández-Galiano, “El gran mitreo de Mérida: datos comprobables”, in: El Mosaico Cosmológico de Mérida, Mérida 1996, 117-183.
Francisco 1989: M. A. de Francisco, El Culto de Mithra en Hispania, Granada 1989.
Fresina 1991: C. Fresina, La Langue de l’Être. Essai sur l’Étymologie Ancienne, Münster 1991.
García y Bellido 1949: A. García y Bellido, Esculturas Romanas de España y Portugal, Madrid 1949.
García y Bellido 1953: A. García y Bellido, La Península Ibérica en los Comienzos de su História, Madrid 1953.
García y Bellido 1967: A. García y Bellido, Les Religions Orientales dans l’Espagne Romaine, Leiden 1967.
Gimeno e Vargas 1992: H. Gimeno e G. Vargas, “Inscripción inédita dedicada a Endovellico”, in: Ficheiro Epigráfico 42, 1992, nº 188.
Gómez Pallarés 1997: J. Gómez Pallarés, Edición y Comentario de las Inscripciones sobre Mosaico de Hispania. Inscripciones no Cristianas, Roma 1997.
González-Conde 2000: M. P. González-Conde, “Cocceia Severa y los Cocceii hispanos”, Hisp. Ant. 24, 2000, 165-173.
Grimal 1989: P. Grimal, “Sénèque et le Stoicisme Romain”, ANRW II, 36.3, Berlin-New York 1989, 1962-1992.
Guardia 1992: M. Guardia, Los Mosaicos de la Antigüedad Tardía en Hispania. Estudios de Iconografía, Barcelona 1992.
Guerra 1996: A. Guerra, “Os nomes do Rio Lima. Um problema de toponímia e de geografia histórica”, in: F. Villar y J. D’Encarnação (eds.), La Hispania prerromana. VI CLCP, Salamanca 1996, 147-159.
Guerra 1998: A. Guerra, Nomes Pré-Romanos de Povos e Lugares do Ocidente Peninsular, Faculdade de Letras da Univ. de Lisboa 1998.
Guerra et alii 2003: A. Guerra, T. Schattner, C. Fabião, R. Almeida, “Novas investigações no santuário de Endovélico (S. Miguel da Mota, Alandro¬al): a campanha de 2002”, RPA 6.2, 2003, 415-479 [versão alemã: “São Miguel da Mota (Alandroal/Portugal) 2002. Bericht über die Ausgrabungen im Heiligtum des Endovellicus”, MM 46, 2005, 184-234].
Hershbell 1989: J. P. Hershbell, “The stoicism of Epictetus: twentieth century perspectives”, ANRW II, 36.3, Berlin-New York 1989, 2148-2163.
Holder 1962: A. Holder, Alt-Celtischer Spraschschatz, III, Graz 19622.
IRCP: J. d’Encarnação, Inscrições Romanas do Conventus Pacensis, Coimbra 1984.
Jeanmaire 1991: H. Jeanmaire, Dionysus. Histoire du Culte de Bacchus, Paris 19915.
Kajanto 1982: I. Kajanto, The Latin Cognomina, Roma 19822.
Kuznetsova 1996-97: T. P. Kuznetsova, Os Mosaicos com Motivos Báquicos da Península Ibérica, Faculdade de Letras da Univ. de Lisboa 1996-97.
Kuznetsova 1997-00: T. P. Kuznetsova, “O encontro em Naxos”, Anas 10, 1997-00, 31-38.
Lancha 1997: J. Lancha, Mosaïque et Culture dans l’Occident Romain (Ier-IVe s.), Roma 1997.
Lancha 2000: J. Lancha, “Mosaïque 2”, in: J. Lancha e P. André, Corpus des Mosaïques Romaines du Portugal, II: Torre de Palma, Lisbonne 2000, 157-213.
Lancha 2002: J. Lancha, “Mosaicos e religião na Lusitânia”, in: Religiões da Lusitânia. Loquuntur Saxa, Lisboa 2002, 283-288.
Lassère 1977: J.-M. Lassère, Ubique Populus, Paris 1977.
Lissòn 1996: M. D. Lissón, De Nominibus Equorum Circensium. Pars Occidentis, Barcelona 1996.
Lozano 1998: A. Lozano, Die Griechischen Personennamen auf der Iberischen Halbinsel, Heidelberg 1998.
Maltby 1991: R. Maltby, A Lexicon of Ancient Latin Etymologies, Leeds 1991.
Marques n.p.: P. Marques, “Endovoleicus/Endovelecus/Indovellecus: releitura de algumas formas do teónimo”, O Arqueólogo Português 27, no prelo.
Morand 1994: I. Morand, Idéologie, culture et spiritualité chez les propriétaires ruraux de l’Hispanie romaine, Paris 1994.
Nascimento 2006: A. A. Nascimento, Ulisses em Lisboa: Mito e Memória, Lisboa 2006.
Navarro 2000: M. Navarro, “Notas sobre algunos gentilicios romanos de Lusitania: una propuesta metodológica acerca de la emigración itálica”, in: Sociedad y Cultura en Lusitania Romana. IV Mesa Redonda Internacional, Mérida 2000, 281-297.
Navarro e Ramírez 2003: M. Navarro e J. L. Ramírez (coords.), Atlas antroponímico de la Lusitania romana, Mérida-Burdeos 2003.
Nogales 2004: T. Nogales, “El programa decorativo escultórico de la uilla romana”, in: T. Nogales, A. Carvalho e M. J. Almeida, El programa decorativo de la Quinta das Longas (Elvas, Portugal): un modelo excepcional de las uillae de la Lusitania, separata de Actas de la IV Reunión sobre Escultura Romana en Hispania, Madrid 2004, 116-145.
Palomar 1957: R. Palomar, La onomástica personal pre-latina de la antigua Lusitania, Salamanca 1957.
Pfeiffer 1981: R. Pfeiffer, Historia de la Filología Clásica, I: desde los comienzos fasta el final de la época helenística, Madrid 1981.
Picard 1975: G. Ch. Picard, “Observations sur la mosäique cosmologique de Mérida”, in: Le Mosäique Greco-Romaine, II, Paris 1975, 119-124.
Pokorny 2002: J. Pokorny, Indogermanisches Etymologisches Wörterbuch, I, Tübingen-Basel 20024.
Quet 1981: M. H. Quet, La Mosäique Cosmologique de Mérida, Paris 1981.
Quet 1987: M. H. Quet, “Banquet des Sept Sages et sagesse d’Homére. La mosaïque des Sept Sages de Mérida”, Bulletin de Liaison de la Société des Amis de la Bibliothèque Salomon-Reinach, n.s. 5, 1987, 47-57.
Quintela 1986: M. V. Quintela, “El Rio del Olvido”, in: J. C. Bermejo, Mitología y Mitos de la Hispania Prerromana, II, Madrid 1986, 75-86.
Rodrigues 2007: L. J. Rodrigues Gonçalves, Escultura Romana em Portugal, Mérida 2007.
Rodríguez 2002: F. G. Rodríguez Martín, Lucernas Romanas del Museo Na¬cional de Arte Romano (Mérida), Madrid 2002.
Salvadore 1987: M. Salvadore, Il Nome, la Persona. Saggio sull’ Etimologia Antica, Genova 1987.
Sarmento 1933: F. Martins Sarmento, Dispersos, Coimbra 1933.
Schattner, Fabião e Guerra 2005: T. Schattner, C. Fabião, A. Guerra, “La cariátide de São Miguel da Motta”, in V Reunión sobre Escultura Romana en Hispania. Preactas, Murcia 2005, 121-124.
Schattner, Fabião e Guerra 2008: T. Schattner, C. Fabião, A. Guerra, “La cariátide de São Miguel da Mota y su relación com las cariátides de Mérida”, in: La Escultura Romana en Hispania V, Murcia 2008, 697-730.
Sedley 2003: D. Sedley, Plato’s Cratylus, Cambridge 2003.
Souza 1990: V. Souza, Corpus Signorum Imperii Romani. Portugal, Coimbra 1990.
Stephanus 1954: H. Stephanus, Thesaurus Graecae Linguae, III, add. C. B. Hase, G. Dindorfius, L. Dindorfius, Graz 1954.
Stirling 2005: L. M. Stirling, The Learned Collector. Mythological Statuettes and Classical Taste in Late Antique Gaul, Ann Arbor 2005.
Tranoy 1981: A. Tranoy, La Galice Romaine, Paris 1981.
Toutain 1920: J. Toutain, Les Cultes Païens dans l’Empire Romain, III: Les Cultes Indigènes Nationaux et Locaux, Paris 1920.
Turcan 2000: R. Turcan, Mithra et le Mithriacisme, Paris 20002.
Ulansey 1991: D. Ulansey, The Origins of the Mithraic Mysteries. Cosmology and Salvation in Ancient World, New York-Oxford 19912.
Vasconcellos 1900-01: J. Leite de Vasconcellos, “Onomasticon Lusitanien”, Revista Lusitana 6, 1900-01, 230-233.
Vasconcellos 1905: J. Leite de Vasconcellos, Religiões da Lusitânia, II, Lisboa 1905.
Vasconcellos 1938: J. Leite de Vasconcellos, Opúsculos, V, Lisboa 1938.
Verbeke 1974: G. Verbeke, “Le Stoicisme, une philosophie sans frontières”, ANRW I, 4, Berlin-New York 1974, 3-42.
Walde 1910: A. Walde, Lateinisches Etymologisches Wörterbuch, Heidelberg 1910.

Actualização bibliográfica relativa a Endovellicus:
Encarnação 2008: J. d’Encarnação, “Dédicants et cultores: quelques aspects... dans la Lusitanie romaine. Le cas d’Endovellicus”, in: A. Sartori (ed.), Dedicanti e Cultores nelle Religioni Celtiche, Milano 2008.
Guerra 2008: A. Guerra, “La documentation épigraphique sur Endouellicus et les nouvelles recherches dans son sanctuaire à S. Miguel da Mota”, in Continuity and Innovation in Religion in the Roman West, 2, Portsmouth-Rhode Island 2008, 159-167.
Mayer 2008: M. Mayer, “A propósito de las canteras de Vila Viçosa-Estremoz y del CIL II 133”, O Arqueólogo Português 26, 2008, 411-418.
Schattner, Fabião e Guerra 2008: T. Schattner, C. Fabião, A. Guerra, “El mármol en el santuario de Endovellicus”, in Marmora Hispana: Explotación y Uso de los Materiales Pétreos en la Hispania Romana, Roma 2008, 391-405.
Publicado
2019-11-27
Cómo citar
Cardim Ribeiro, J. (2019). ¿Terão certos teónimos paleo-hispânicos sido alvo de interpretações (pseudo-)etimológicas durante a romanidade passíveis de se reflectirem nos respectivos cultos?. Palaeohispanica. Revista Sobre Lenguas Y Culturas De La Hispania Antigua, (9), 247-270. https://doi.org/10.36707/palaeohispanica.v0i9.227
Sección
Occidente Peninsular